O cientista de dados é o profissional com conhecimentos de diferentes vertentes que coleta, gerencia e transforma uma grande quantidade de dados em informações uteis e compreensíveis. Isso significa que ele terá acesso à Big Data, dados não-estruturados, https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ e selecionará então informações relevantes. A cibersegurança a partir da contribuição da ciência de dados deve estar no centro do planejamento das organizações que desejam manter seus sistemas de dados longe das ameaças cotidianas.
Um Tripleten é um bootcamp premiado lá nos Estados Unidos que chegaram ao Brasil trazendo um modelo de aprendizado de qualidade. Frequentemente, um analista de dados trabalhará com um engenheiro de dados para transformar esses dados brutos em dados acionáveis. Muitas vezes o engenheiro de dados foca nas etapas de limpeza e tratamento de dados. O analista de dados pega esses dados brutos já tratados e os transforma em informação. Na estreia da coluna, eu trouxe o tema de transição de carreira e abordei como este passo está cada vez mais comum na jornada dos profissionais da atualidade.
O que faz um cientista de dados? Conheça a profissão
Uma das atividades mais conhecidas, certamente, é a modelagem e análise com inteligência artificial. Trata-se da escolha de algoritmos específicos a fim de analisar os dados e encontrar padrões e tendências ou definir um modelo inteligente capaz de fazer previsões. Nesse momento, entra a noção de machine learning e deep learning, bem como conceitos como visão computacional e processamento de linguagem natural. A importância dos cientistas de dados para o desenvolvimento dos negócios Essas plataformas também oferecem suporte a cientistas de dados especialistas ao também oferecer uma interface mais técnica. O uso de uma plataforma DSML multipersona incentiva a colaboração em toda a empresa. Os cientistas de dados também ganham proficiência no uso de grandes plataformas de processamento de dados, como Apache Spark, o framework de origem aberta Apache Hadoop e bancos de dados NoSQL.
De acordo com ele, o jovem que entrar na formação de ciência de dados tem praticamente vaga garantida até o final da graduação. Daqui quatro anos só vai aumentar e essa tendência acredito que siga por mais de uma década”, completa Diogenes. “Não se ouvia esse nome até 2012, quando a revista Harvard Business Review publicou um artigo dizendo que era a profissão mais quente do momento”, afirma o professor Diogenes Justo, cientista de dados e criador de um dos primeiros cursos da área no Brasil. Seguindo essas etapas e mantendo-se dedicado ao aprendizado e ao aprimoramento contínuo, você estará no caminho certo para se tornar um cientista de dados no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Um cientista de dados recebe no Brasil entre R$ 9 mil e R$ 20 mil, segundo o mesmo site. Os valores irão variar de acordo com a empresa contratante, funções exercidas e grau de formação profissional do contratado.
Hipsters Ponto Tube: O que faz uma Cientista de Dados?
Da mesma forma, a pessoa cientista de dados precisa saber avaliar o modelo, com métricas de aprendizado e controle de viés (que define se o modelo entende os dados analisados) e variância (sensibilidade do modelo aos dados de treinamento). Por outro lado, Douetteau aponta que pode ser perigoso manter o foco apenas em parte da indústria, já que isso pode criar uma limitação na hora de lidar com outros modelos de negócio. Por isso, experts são bem-vindos, mas são ainda melhores quando conseguem manter um olhar amplo sobre todo o mercado.